Estamos diante de um cenário de rara complexidade, no mundo corporativo e na sociedade em geral. Fenômenos econômicos e sociais, de alcance mundial, são responsáveis pela re-estruturação do ambiente de trabalho, exigindo dos gestores competências e habilidades para enfrentar situações de grande complexidade. Neste contexto, as equipes de trabalho são expostas, cada vez mais, as situações conflitivas, com alunos ou mesmo dentro da própria equipe de profissionais. São conflitos que de um modo geral são percebidos como ruins e negativos. Contudo, eles são normais dentro dos grupos e não são em si positivos ou negativos. É, entretanto, a forma como enfrentamos ou encaramos os conflitos que os tornam negativos ou positivos, construtivos ou destrutivos. A questão central reside em como os conflitos são enfrentados e resolvidos – se por meios violentos ou através do diálogo.
Cada vez mais se faz necessário criar momentos de reflexão e aprendizagem que possibilitem o enfrentamento destas questões. Uma Escola preocupada com o aprendizado é aquela que cria, organiza e processa a informação de modo a gerar novos conhecimentos, que muitas vezes se encontram dispersos dentro da organização.
A organização do conhecimento possui informações e conhecimentos que lhe conferem uma especial vantagem, permitindo-lhe agir com inteligência e criatividade. Administrando os recursos e processos de informação, a escola é capaz de agir com inteligência e criatividade, sendo possível:
• Adaptar-se às mudanças do ambiente no momento adequado e de maneira eficaz;
• Empenhar-se na aprendizagem constante, o que inclui desaprender pressupostos, normas e crenças que perderam validade;
• Mobilizar o conhecimento e a experiência de seus membros para gerar inovação e criatividade;
Este programa oferece uma estrutura de apoio, preparação e desenvolvimento da prática docente, abordando de forma sistêmica o trabalho teórico-vivencial desenvolvido com a equipe de professores. As intervenções serão fundamentadas na compreensão das quatro variáveis relevantes em processos de mudança: o indivíduo, seus recursos, seu contexto, e as estratégias de ação.
Entre e fique à vontade!!!!
Queridos visitantes, é com muito orgulho que apresento neste blog o trajeto de uma caminhada que considero estar apenas no começo...Naveguem, espiem, confiram, e se quiserem, deixem seu comentário, ficarei muito feliz...
E desde já: muito obrigada pela visita!
E desde já: muito obrigada pela visita!
terça-feira, 21 de abril de 2009
Programa de Acompanhamento e Desenvolvimento Profissional e Interpessoal para Professores da rede Pública Estadual
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Clarissa
ResponderExcluirSeu blog está um luxo. Desejamos sucesso para você.
Um abraço
Jorge
O Toyama quer um horário nesta agenda, hehehehe
ResponderExcluirMuito sucesso, pois tu merece!!!
Bjus da Sinha